Década de 1990

A normalidade democrática conquistada na década anterior se consolidou no Brasil dos anos 1990. A estabilidade da economia, propiciada pelo Plano Real a partir de 1994, também ajudou no processo de reorganização do País. Caxias do Sul passou dos 300 mil habitantes na década que começou a assistir os primeiros passos da era da comunicação portátil, com a abertura do mercado da telefonia celular e o início da operação comercial da internet.

A Rádio Caxias completou meio século de existência em grande estilo. Um livro comemorativo à data foi lançado em 1996, com uma reunião de depoimentos de figuras marcantes na emissora e na comunicação da cidade. Apesar de celebrar sua história, a emissora manteve o foco no futuro, informatizando seu trabalho e entrando rapidamente na era da internet, pois já em 1997 colocava no ar o seu primeiro website.

Áudios da Década

1995:

A execução do filme O Quatrilho, dirigido por Fábio Barreto, foi um dos fatos marcantes da cidade de Caxias do Sul na década de 1990. Em 21 de agosto de 1995 houve a pré-estreia da obra, em sessão especial no Cine Imperial. A Rádio Caxias acompanhou o evento.

1999:

A década de 1990 teve grandes momentos para o futebol de Caxias do Sul, especiamente para o Juventude. Após subir para a Série A do Campeonato Brasileiro e quebrar a hegemonia das equipes da Capital no Campeonato Gaúcho, o alviverde conquistou seu maior título: a Copa do Brasil de 1999. O primeiro jogo da decisão foi no Alfredo Jaconi, em 20 de junho, quando Fernando Rech e Márcio marcaram os gols da vitória por 2 x 1 sobre o Botafogo do RJ (confira os gols na narração de Jotha Del Fabro). Uma semana depois, ao empatar em 0 x 0 no Maracanã, o Juventude conquistou o título.

Fotos da Década