Década de 1980

Os anos de 1980 foram de mudança. Apesar de uma crise persistente, com inflação descontrolada, planos econômicos e constante troca de moedas, o Brasil assistiu o fim do regime militar, a volta das eleições e a elaboração de uma nova Constituição. Caxias do Sul acelerou sua urbanização, tanto que dos 220 mil habitantes que tinha em 1980, mais de 200 mil já moravam na área urbana do município, que era então o quarto maior do RS.

O vento da mudança também soprou para a Rádio Caxias. Primeiramente, uma nova frequência (930 AM) e uma potência maior (20kW), implementadas em 1980. Em julho de 1988 a emissora foi vendida pelo proprietário das Emissoras Reunidas, Frederico Arnaldo Ballvé, para Paulo Roberto Lisboa Triches, jovem empresário da cidade que, um ano antes havia formado o Sistema Trídio de Comunicação. Nesse grupo estavam outras emissoras adquiridas por ele e o semanário Folha de Caxias, que um ano depois se tornaria o diário Folha de Hoje. A programação da Rádio Caxias sofreu uma grande mudança, deixando de lado a programação musical e focando no segmento Jornalismo/Esportes.

Áudios da Década

1980:

Os grandes fatos do Rio Grande do Sul também passaram pelo microfone da Rádio Caxias. Um desses momentos marcantes foi a passagem de João Paulo II pelo estado, em 1980. Durante os eventos públicos, transmitidos pela emissora, o papa polonês mostrou todo seu carisma e simpatia.

1987:

O primeiro turno do Campeonato Gaúcho de 1987 terminou com Caxias e Grêmio empatados em todos os critérios. Como não havia previsão de jogo-extra, a Federação Gaúcha de Futebol se reuniu para determinar quem seria o campeão. O experiente radialista Dante Andreis foi enviado a Porto Alegre para acompanhar o encontro, mas a discussão se arrastou durante aquela terça-feira, 14 de abril. Por volta 19h30, os dirigentes decidiram fazer o sorteio que definiria o campeão. A bolinha sorteada foi a do Caxias, mas a notícia marcante só poderia ser dada após o término da Voz do Brasil. Dante não teve dúvidas: entrou no meio do programa da Radiobrás, o que era uma infração grave à época, e deu a notícia com exclusividade para todo o RS.

Fotos da Década