Década de 1970

Um período de industrialização e crescimento acelerado da economia brasileira, no ritmo do “Milagre Econômico” do regime militar, e que provocou alterações na geografia do País. As cidades cresceram vertiginosamente, o que obviamente se refletiu em Caxias do Sul, que já contava com 145 mil habitantes em 1970. O êxodo rural e a migração de pessoas da região se acentuaram, e a cidade se consolidou como um polo metalmecânico de importância nacional nesse período.

Foi também um período de grandes mudanças para a Rádio Caxias. Já sob o comando de Gildo Flores, que assumira a direção na metade da década anterior, a emissora se mudou para sua nova sede, no 21º andar do Edifício Estrela. As instalações, inauguradas em 18 de agosto de 1972, foram planejadas para receber especificamente a emissora, e traziam o que havia de mais moderno na radiodifusão brasileira daquele período.

Áudios da Década

1972:

Inauguração dos estúdios da Rádio Caxias no Edifício Estrela, em 29 de agosto de 1972.

1974:

Um dos momentos marcantes da história da Rádio Caxias foi o falecimento de Joaquim Pedro Lisboa. Ele foi um dos fundadores da emissora, e se envolveu em diversas iniciativas da comunidade, tendo sido o idealizador da Festa da Uva. O prefeito da cidade em 1974, Mário Ramos, ex-locutor da Rádio Caxias, decretou luto oficial na cidade através dos microfones da emissora.

Fotos da Década