Década de 1940

Um período que começa marcado pelo sofrimento trazido pela Segunda Guerra Mundial. Com o Brasil envolvido no conflito, Caxias do Sul se viu no centro de um turbilhão. Colonizada por imigrantes italianos no fim do século XIX, a cidade era vista com desconfiança, pois a Itália se tornou inimiga do Brasil a partir de 1942. A proibição de falar o idioma italiano e a nacionalização forçada de nomes e símbolos que remetessem ao país europeu marcou a população da ainda pequena Caxias do Sul, que pelo Censo de 1940 contava com cerca de 40 mil habitantes, metade dos quais morava no interior.

A vida retornou à normalidade com o fim da guerra, e aí Caxias finalmente pôde realizar uma antiga aspiração: ter uma estação de rádio local. Isso aconteceu em 27 de abril de 1946, quando entrou no ar a ZYF-3 Rádio Caxias do Sul. Fundada por Joaquim Pedro Lisboa, Arnaldo Ballvé e Luiz Napolitano, a "Voz da Metrópole do Vinho" ocupava a frequência 1370 AM, e estava filiada ao grupo Emissoras Reunidas, comandado por Ballvé. Os estúdios estavam instalados na sede do Recreio Guarany. Com a direção de Nestor Rizzo, a Rádio Caxias logo se tornou uma referência da cidade, transmitindo programação musical, jornalística e esportiva local.

Áudios da Década

1946:

O Jornal do Meio-Dia da Rádio Caxias é um dos mais tradicionais programas de radiojornalismo do Estado e do País, pois é transmitido desde 1946. O pioneirismo se reflete na atualidade, com uma audiência maciça, que garante a liderança folgada no horário dentro segmento Jornalismo/Esporte. O espaço teve diversos patrocionadores que lhe emprestaram o nome durante esses mais de 70 anos (Formolo, Madezatti, Chies e Cervejaria Pérola). No entanto, a primeira denominação, gravada na voz do então diretor da ZYF-3 Rádio Caxias, Nestor Rizzo, foi Radiojornal Eberle.

1946:

Em 15 de novembro entrava no ar o primeiro programa esportivo da Rádio Caxias, o Esportes na Onda. Idealizado e apresentado por Nestor Gollo, o programa ia ao ar às 18h15, e trazia as principais informações do futebol de Caxias do Sul, inclusive das equipes amadoras.

Fotos da Década